A Vinha
Carácter Alentejano
O concelho do Crato, situado no distrito de Portalegre no Alto Alentejo, está geograficamente integrado na zona de produção de Vinho Regional Alentejano. Uma produção que vem já do tempo dos Romanos, confirmada por vestígios arqueológicos.
A vinha da Herdade do Gamito foi instalada em três fases: a primeira em 2001 (10,0 hectares), a segunda em 2003 (14,0 hectares) e mais recentemente, 3 hectares de castas brancas, perfazendo assim uma totalidade de 27,0 hectares.
As castas
Escolhidas de acordo com as características do terroir: Aragonêz, Trincadeira, Alicante Bouschet, Syrah, Merlot, Cabernet Sauvignon, Verdelho, Arinto e Alvarinho.
Solo
Predominantemente granítico, bem drenado, com declives suaves. As castas estão orientadas de modo a maximizarem o seu potencial de acordo com esta topografia.
Clima
Condições acentuadamente mediterrâneas, mas com um microclima de influência continental, com precipitações anuais na ordem dos 900 mm e marcadas amplitudes térmicas.
Sistema de condução
O sistema de condução em todas as castas é o cordão bilateral, sendo a poda realizada de modo a respeitar os hábitos de frutificação de cada videira, visando a obtenção de produções de 5.000/6.000 kg/ha.
Rega
Toda a área de vinha é servida por um sistema de rega ‘gota a gota’, sendo a gestão da água realizada de acordo com os parâmetros que são definidos cada ano.